domingo, 20 de março de 2011

O mercado para profissionais de "RH"


Nos últimos dois anos, a demanda por executivos de RH vem aquecendo as consultorias de seleção e recrutamento. "Nesse período, a procura por profissionais para cargos estratégicos cresceu 40%", diz Renata Wright, da Michael Page, empresa de recrutamento de São Paulo. E o fenômeno não deve parar por aí. Segundo Renata, a incerteza causada pela crise americana no início do ano contribuiu para que se intensificasse a busca por esse profissional. "As companhias estão procurando executivos que sejam capazes de lidar com situações complexas e que saibam interpretar o negócio para gerar, mesmo, maiores resultados", diz Renata.


Essa busca acirrada fez com que a própria Michael Page criasse uma nova divisão na organização, focada apenas em recrutar profissionais de RH. Apenas em 2007, foram abertas 112 oportunidades para executivos da área. De janeiro a abril deste ano já foram abertas mais 57 vagas. Apesar de a Michael Page recrutar profissionais mais ligados à média e alta gerência, a história não é diferente para os níveis mais altos.


O aquecimento na área de RH tem contribuído para a maior valorização desse profissional. A disputa pelos bons nomes do mercado obriga as empresas que contratam a pagar mais caro e oferecer bônus mais agressivos. O administrador de empresas Haroldo Sato, hoje diretor de RH da Fast Shop, conseguiu aumentar em 300% seu salário em apenas três anos graças à procura crescente do mercado por profissionais com o seu perfil. Nesses três anos, Sato foi responsável pela área de recrutamento e seleção da Cisco para a América Latina, e, depois, diretor da Vivato, holding do Grupo Unicoba, que atua no Brasil há mais de 30 anos, com sete companhias em diversos segmentos, como eletrônica, plásticos de engenharia, telecomunicações, TI e serviço de manufatura eletrônica.


OS DESEJADOS
Conheça a lista de habilidades do profissional de recursos humanos mais requisitados pelo mercado:
- Capacidade de interação com as pessoas e com o ambiente.
- Percepção aguçada para antecipar crises e conflitos.
- Visão estratégica da empresa e do mercado em que atua.
- Interação com outras empresas para alinhar as políticas de remuneração.
- Domínio de inglês e espanhol.
- Formação em negócios.
- Experiência multicultural.
- Expertise em gerenciar talentos.


QUEM QUER MAIS
Os setores que têm maior demanda de profissionais de RH:
- SERVIÇOS
- INFRA-ESTRUTURA E BENS DE CAPITAL
- MINERAÇÃO
- SIDERURGIA
- CONSTRUÇÃO

Nenhum comentário: